Marrocos🐪🇲🇦

Uma cultura composta por árabes, berberes e africanos subsaarianos, além de ter influência europeia devido à ocupação espanhola e francesa durante o século XX.

Um fato que chama atenção em relação a arquitetura em
Marrakesh é que nenhuma edificação pode ser maior que o minarete da Mesquita Koutoubia.
A mesquita é rodeada por um belo jardim.
Seu desenho é de uma beleza simples porém sofisticada, com formas detalhadas e proporcionais, daí sua fama de ser um dos monumentos mais bonitos da região do Maghreb (norte da África). Seu minarete possui 77 metros de altura com paredes de 13 metros de largura. Ele pode ser visto em um raio de até 25 quilômetros.

O artesanato está muito presente na cultura desse país, sendo expostos nos souks (mercados) principalmente dentro da medina ( cidade antiga ). Os tecidos, marchetarias,couros,metais e jóias dão um colorido único nas cidades imperiais marroquinas.


 

O artesanato também está muito presente na decoração das casas, principalmente através do zellige. Este material foi criado pelos mouros no século X e se trata de um ladrilho com padrões geométricos que se tornou ícone da arquitetura marroquina. A utilização de geometria se dá pois na cultura islâmica é proibida a representação de seres vivos.

Os revestimentos costumam ser expressivos como o zellige, citado anteriormente, presente nos pisos, paredes e até mesmo nos tetos.

O mobiliário marroquino é feito de madeira de cedro. Sempre cheio de detalhes, entalhada de forma muito rica. Tudo costuma ser bem desenhado, desde os braços e pés dos sofás e cadeiras até as portas dos armários e cômodas.

 

Um elemento marcante na arquitetura local são as portas e janelas em arcos em forma de ferraduras, muitas vezes trabalhados. Esses elementos se repetem na moldura de quadros e espelhos, que estão muito presentes também.

 

Para finalizarmos a culinária:

Conhecida por seus kebabs, almôndegas, cuscuz marroquino e tagines, a culinária marroquina incorpora os sabores do Norte da África com seus pratos tradicionais.

Os temperos e os sabores exóticos dessa fabulosa cozinha através de uma mistura perfeita de ervas e especiarias que levam os seus sentidos a uma viagem de sabores, aromas e cores.