O conceito que a Moooi utilizou durante a Semana de Design de Milão foi: “Uma vida extraordinária”. Empresa conhecida no nicho de móveis, revestimentos e iluminação, a empresa de que tem sua origem holandesa é reconhecida por quebrar empecilhos entre a arte e o design.

Em suas apresentações e em seus lançamentos, a Moooi se importa em dar novos sentidos à maneira como nós interagimos com os ambientes, tanto das residencias como das corporações. É por isso que sua instalação é uma das mais concorridas durante o circuito Fuorisalone ano após ano.

Em 2019, a Moooi deu seguimento ao conceito trabalhado na última edição – veja mais no site da marca. A empresa apresenta “um universo de mundos místicos, atemporal e pontos de vista inspirados pela extraordinária diversidade da vida”. Esse olhar estimulou a criação de cerca de 20 novos produtos. Todos eles ob a direção criativa de Marcel Wanders.

Entre as inspirações, se sobrepõe o mundo natural que conta com poltronas inspiradas nas pétalas de flores. A variedade de papéis de parede, tapetes e tecidos inspirados em desenhos de animais extintos foi mais um dos destaques da marca. Uma bela forma de expressar os elementos da natureza.


Tocando no assunto de superfícies, o composé de cores mais escuras, como o preto, com tons terrosos (muito visto em Milão), ajudou a ditar a mística da instalação neste ano e deverá seguir como uma das maiores tendências em cores. A ideia de um mundo 3D para ser descoberto e valorizado no dia-a-dia é outra leitura dos revestimentos feitos.

Contribuido para a atmosfera sedutora e intimista em torno da exibição, o segmento de iluminação foi outro que ganhou destaque na empresa. Interiores mais sombrios, onde os móveis e estofados se perdiam em meio ao ton sur tor dos revestimentos, abriam espaço para grandes lustres como pontos de foco dos ambientes.

Outra contribuição de Wanders inclui também a linha Pet Lights. Na qual se trada de uma série de luminárias de mesa com formas de coruja, coelho e pinguim. Elas apresentam corpos de vidro com detalhes dourados. Segundo a Moooi, elas emitem “um brilho de luz ensolarado e quente”. Confira outros lançamentos e destaques no vídeo abaixo!

Concrete & Megan Grehl

Para a marca apresentar os lançamentos, ela assumiu uma abordagem diferente em 2018. A marca convidou profissionais do design e da arquitetura para projetarem dois espaços utilizando-se dos produtos da fabricante. A escolha recaiu sobre a designer nova iorquina Megan Grehl e o escritório holandês Concrete Architectural Associates.

Os profissionais tiveram acesso a toda a carteira de produtos da marca, como: móveis, iluminação, tecidos, couros, tapetes e acessórios. Contando também com a completa liberdade para criar de acordo com sua filosofia e linha de trabalho. O resultado? Dois diferentes mundos que evidenciaram as possibilidades de uso das coleções (tanto conceitual quanto comercialmente).

“A Moooi não se limita apenas ao que as pessoas padronizadamente pensam sobre como usar os objetos numa casa. Isso nos inspirou a injetar essa noção de preservar o contexto, mas também incluir novas ideias em nossos espaços”, disse a designer Megan Grehl. Ela e outros profissionais de seu escritório projetaram o layout de uma residência para a Moooi. A exibição contava com ático, quarto principal, boudoir, sala de jantar e de estar, além de um ambiente externo. Megan fala um pouco mais sobre essa parceria e mostra o resultado final no vídeo abaixo.”

Museu de Animais Extintos da Moooi

Sendo inspirada por desenhos de animais extintos, a marca celebrou a diversidade da natureza e estimulou os limites da imaginação com o “Museu de Animais Extintos”. A instalação foi para apresentar uma nova coleção de tecidos, couros, papéis de parede e tapetes. Os produtos trouxeram novas inspirações para o design de superfícies, com representações literais e abstratas dos bichos.

“Procuramos museus ao redor do mundo e encontramos imagens incríveis de animais do passado, documentados por exploradores em suas viagens”, disse Marcel Wanders.

Os lançamentos se inspiram em 10 criaturas extintas, incluindo o dodô, a preguiça corada e o leopardo barbado. Também há outros mamíferos, pássaros e peixes na eclética coleção Extinct Animals.

A pesquisa que deu origem a novos revestimentos

Existe também um estilo dedicado a cada criatura, com o objetivo de criar a impressão de pele, pelo ou até mesmo plumagem. Pois é, os produtos buscam reproduzir a ideia de como seria a sensação tátil ao tocá-los. Cada padrão é inspirado ainda pelas características do um animal e narra uma história que estimula os sentidos através de materiais, uso de ilusões 3D, cores e sinfonias de formas.

“Suas estruturas orgânicas, extrema suavidade e aspereza, assim como os padrões geométricos são lembranças das maravilhas da natureza”, cita Marcel Wanders. O objetivo da coleção fica claro: apreciar a natureza e enriquecer os projetos de interiores em todas as direções. Um dos revestimentos de couro, por exemplo, é baseado na pele do rinoceronte anão (foto abaixo). Para quem não pôde visitar o evento, a empresa oferece uma experiência panorâmica de 360º pelas instalações. Para conferir, visite esse link.

 

Artigo inspirado em: https://habitusbrasil.com/moooi-2018-animais-vida-extraordinaria/